sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

13 alimentos que controlam o colesterol alto

Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/11722-13-alimentos-que-controlam-o-colesterol-alto.htm?ordem=13#gal

Esta turma equilibra as taxas e mantém longe as doenças do coração
Publicado em 8/8/2010 por Minha Vida

A dupla hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando de perto o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer. Quem sofre com o problema sabe bem que a solução para este mal não está nas pílulas. Nem que você siga à risca os horários e as doses dos remédios, sem controlar a alimentação, as taxas de colesterol jamais entram nos eixos. Mas o contrário até pode acontecer: há quem aprenda a montar pratos saudáveis e, desta forma, passe longe da farmácia. A seguir, confira a lista de alimentos, para encampar uma batalha contra o colesterol alto e sair vencedor (sem, é claro, abrir mão de comer bem). 

Peixes: Eles são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta. "A gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido; sendo, portanto, importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares", explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Aveia: Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo. Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). "A aveia diminui as concentrações de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios de forma significativa e aumenta a fração do bom colesterol (HDL)", explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Oleaginosas: Nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Chocolate amargo: O leite e a manteiga de cacau acrescentam doses de gordura saturada na guloseima que provoca arrepios de desejo, principalmente nas mulheres. Mas o chocolate amargo pode fazer parte da sua dieta, porque é rico em flavonóides (substâncias que diminuem o LDL). Diariamente, inclua 30g do doce como sobremesa. Só não vale compensar: a porção de hoje não fica acumulada para amanhã, ou seu organismo não dá conta de aproveitar os benefícios.

Azeite: É fonte de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica. É também uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.

Alcachofra: Suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos ; redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração. Uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias. "Como ela ajuda na quebra de gorduras e no controle do colesterol, é bastante recomendada para prevenir doenças cardíacas", explica a nutricionista nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Laranja: Ela não é boa só para gripes e resfriados. Um estudo realizado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, e publicado na revista American Heart Association, concluiu que os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.

Vinho: A ingestão moderada da bebida (uma a duas doses por dia) promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL, colesterol bom, semelhante à encontrada com a prática de exercícios. "A maioria dos efeitos protetores do vinho tinto são atribuídos aos flavanoides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária", diz Ana Maria.

Linhaça: a semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom). Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.

Canela: pesquisadores da Kansas State University, nos Estados Unidos, constataram que consumir meia colher de sopa por dia desta especiaria tem papel importante no combate ao colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes presentes na canela.

Soja: Além de ajudar a controlar problemas hormonais para as mulheres que estão na menopausa, a soja é uma excelente opção para quem quer proteger o coração: "ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o organismo de infecções", explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.
Açaí: Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%). Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto. Cada 100g do fruto tem 262 calorias. "O açaí tem gorduras que fazem bem para a saúde e por isso deve ser incluído no cardápio, porém, o ideal é consumi-lo sem adição de complementos muito calóricos, isso ajuda a manter a dieta", sugere Robert Stella. Gorduras: 52%, Fibras: 25%, Proteínas: 10%.

Chá: principalmente o chá verde, pois os flavonoides, encontrados nesse tipo de chá, funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos. Estas substâncias também podem proteger contra a formação de coágulos, que são as principais causas de ataques do coração.

Meus Números

Trouxe meus números para ficarem registrados aqui, um histórico da minha saúde...
Na verdade, foi porque me assustei com uns resultados de exames que peguei esta semana. O que me assustou realmente foi a inscrição "Intolerância à Glicose" nos meus papéis. Entrei em pânico porque adoro doces e pães... Será o meu fim? Como tento ser saudável e politicamente correta, vou ouvir meu médico endocrinologista, afinal foi ele quem pediu os exames.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

IMC - RCQ - IAC



Os meus números:

* IMC = 38,87 (ideal: entre 20 e 25)
* RCQ = 0,897 (ideal: <0,85)
* IAC = 25,145 (ideal: entre 20 e 29%)

Desafio nº1: Ainda tentando, mas com esse friozão que anda fazendo aqui em São Paulo, tá muuuuito difícil não comer coisinhas quentinhas e calóricas, sair para caminhar ou pedalar de manhã ou em qualquer outra hora do dia, etc...

domingo, 26 de junho de 2011

Desafio - Perder 5% do meu paso atual em 1 mês

Esta foi a última postagem do meu blog antigo.
Se hoje meu peso está em 95kg, então devo perder 4,75kg.
Recalculei meus pontos:
- TMB = 1660,72
- Energia diária: = 2158.94 (600 pontos)
- Limite de pontos diários = 350 pontos
- IMC = 39,3
Outros números:
- PA = 13x8
- Glicemia = 87 mg/dL
- Triglicerídeos = 88 mg/dL
- HDL = 69 mg/dL
- LDL = 145 mg/dL (é aqui que tenho que me mexer!!! Literalmente!!!) Anuncio a volta das caminhadas: pelo menos 3 vezes por semana, por meia hora.
E este é o desafio...
- O quê? Reduzir meu peso atual em 5%;
- Como? Reeducação alimentar e atividade física;
- Dieta: Sem carne vermelha, integrais e algum docinho de vez em quando;
- Atividade física: Caminha de 30 minutos, 3 vezes/semana.
- Prazo: 30 dias
- Peso atual: 95,6 kg;
- Peso almejado: 90 kg.

Veja o quadro dos motivos para se perder 5% do seu peso atual.

Fonte: Revista Saúde, Ed. Abril - Junho/2011

Obs.: No post anterior falei da Dieta Coletiva. Como não obtive resposta, então vamos eu comigo mesma de novo.... rs

sábado, 25 de junho de 2011

Esta aprendi no log Projeto Vegan que se propunha 365 receitas vegetarianas para 365 dias. Acredito que ainda não chegou ao fim e que o Thaigo, seu dono, ainda chegue lá! Tomara!!!
E como, primeiro, comemos com os olhos, este foto muito me apeteceu... Conferi os ingrediente com a despensa de casa e... mãos à obra!!! Nem deu para tirar uma foto do que foi feito por mim... Muito bom!!! Fiz exatamente como manda a receita - só não usei palmito.

Ingredientes

1/2 xícara de soja (pts pequena)
1 batata média
1 palmito picado
1/2 cebola média
1 tomate picado (sem sementes)
3 colheres (chá) de shoyu
1/4 de limão
2 dentes de alho amassados
1/2 colher (chá) de curry
Sal a gosto


Modo de Preparo

Hidrate a soja em água quente, exprema e reserve. Corte a batata em cubos e leve para cozinhar, enquanto isto tempere a soja com o shoyu, o limão, alho e sal, exprema e reserve. Corte a cebola e doure no azeite, adicione a soja, tomate picado e o shoyu, cozinhe até o tomate ficar mole, adicione as batatas, o curry e o palmito, cozinhe por mais alguns instantes, adicione sal e desligue o fogo.

(observação do próprio Thiago!!!) Postado ao som de The Smiths - How Soon Is Now?

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Restaurante "Broto de Primavera"

Quando não tenho tempo para preparar a minha marmitinha para o almoço no trabalho, gosto de comer aqui!

Vale a visita!!! (ao site também... rs)

O Almoço de Hoje

Bom, depois da vergonha de ontem à noite, o almoço de hoje vai bonitinho de novo. Arroz integral com sal light e gergelim preto, moyashi (broto de feijão) com shoyu e açúcar e omelete com nirah (adoro omelete com nirah!!!! Receitinha da Tia Irene... E sabor de infância,,, rs). E o tofu com shoyu e cebolinha (adoro, adoro, adoro!!!). O tofu está na água e deve ficar assim até a hora de consumi-lo.

Agora de amnhã, no café, chá e torradinha com margarina (creme vegetal).




Para o jantar (pretendo não cometer deslizes hoje), quero esse mesmo arroz com gergelim e moyashi... Vamos ver se o sonho se realiza... rs
Como é difícil ser saudável! Além de caro!!! Ontem, passei no bairro da Liberdade, aqui em São Paulo, e comprei umas coisinhas básicas, básicas mesmo, como um maço de cebolinha, um tofu, um maço de nirah, um pacote de sembei com shogah (gengibre), meio litro de shoyu light, meio quilo de gergelim preto, 250g de PTS grossa, um pacotinho pequeno de moyashi e um potinho plástico hermético para guardar o gergelim om sal. Essa comprinha saiu por quase R$50,00!!!! Fiquei horrorizada!!! E olha que o Marukai é dos mercadinhos mais baratos... Realmente é muito caro ser saudável!!!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Almoço de Hoje

Esse será o meu almoço de hoje. Levantei, com o maior frio e a preguiça maior ainda!!!, e fui para cozinha.
Saiu o arroz integral com água e sal light e esse cozidinho de vagem e cenoura em tirinhas com shoyu e açúcar (receitinha da mamãe - sinceramente, acho que já vem da minha 'batian' (vó em japonês)) - adoro!!!


Gelatina de abacaxi de sobremesa (sem açúcar, mas com stévia).
O café da manhã... bem, ficou para tomar já no trabalho, pois pela manhã corri com a marmitinha... rs
Mas levei um iogurte de frutas com 3 bolachinhas de maizena e uma maçã.

O jantar... Ah, o jantar... Falei para minha amiga Margareth hoje: "Consigo ser dietéticamente correta até chegar em casa e estar na companhia do maridinho... Depois desse encontro, a coisa fica preta!!!". Então, no jantar comemos pão com salsicha e batata palha, Fanta laranja e bis de limão (a caixinha toda)!!!
Que vergonha...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Não é uma escolha fácil

Parece simples, mas ser saudável por opção é tarefa árdua! Tem que ser perseverante nessa missão que vai de agora até o último suspiro.
Devo dizer, também, que resolvi fazer este blog para ajudar a mim mesma na batalha contra a balança, luta que se estende, que me lembre, desde os meus 15 aninhos quando minha mãe me levou a um endócrino e saimos de lá com uma fórmula mágica! Cheguei em casa com as bolinhas achando que estaria magrinha no dia seguinte... rs... À noite, meu pai viu aquele frasco e foi ver o que era. Jogou tudo fora e disse que emagrecer não era difícil, tratava-se simplesmente de uma equação matemática: gastar mais do que se come. Tenho que concordar, mas tirando o 'simplesmente'!!!
E dos meus 15 aos meus 35, vi que dava para fazer isso saudavelmente! Em 20 anos a gente lê, ouve e aprende muito!!! Cada um escolhe o que quer ler a prender e 'viver saudável' sempre me interessou - não apenas 'comer saudável', mas fazer saudável, pensar saudável - e é uma opção que exige muita determinação num universo de 'prazeres' que te oferecem desde a primeira infância - mais uma vez, não falo apenas de comida, mas cigarros, violência, desonestidade, etc... Ou não te ofereceram isso hoje?
Por isso tudo é que disse que escolher ser saudável tem que vir só de você e ser perseverante para sobreviver...