domingo, 9 de fevereiro de 2020

Ainda bem que recomeçar é sempre possível

Ícones feitos por <a href="https://www.flaticon.com/br/autores/eucalyp" title="Eucalyp">Eucalyp</a> from <a href="https://www.flaticon.com/br/" title="Flaticon"> www.flaticon.com</a>

Participando de um blog no trabalho, senti saudades dos meus... rs
Numa entrevista de apresentação lá, eu disse que tive vários blogs há tempos e, entre eles, esse de vida saudável que, anteriormente, era o Paodiquejo Light (estou sempre tentando me desvincular desse tal 'paodiquejo', mas tá difícil... rs).

Mas cozinhando hoje, quis preparar o cardápio da semana. Não sou uma pessoa muito enjoada para comer (pelo menos, eu acho que não sou), mas prefiro levar a minha comidinha de casa.
No final do ano passado, passei por um check up e alguns pontos merecem atenção especial.

Diabetes: a glicemia ali na hora, em jejum, estava em 84 (ufa!), mas aquela medição glicada ou glicosilada (não me lembro o certo), que mede a glicemia de uns 3 meses, me assustou, porque posso desenvolver a diabetes nos próximos 10 anos.

Hipertensão Arterial: teste ergométrico foi 'tranquilo' para mim. Claro que me cansei e cheguei ao meu limite correndo com uma inclinação na esteira! Mas o cardiologista ficou mais assustado que eu quando viu a minha pressão ir a 23x8 e eu não sentir nada... nem uma dorzinha de cabeça durante o repouso e sentia... Me mandou fazer um acompanhamento com o cardio bem de perto... rs

Ferro/Ferritina: deficiente... :( Não quero tomar remédios, então vamos tentar corrigindo a alimentação. Digo que sou vegetariana, mas confesso que dou umas escapadas em casa (meu marido não é vegetariano e quem cozinha em casa sou eu). Mas nas semanas seguintes já cuidei de incluir feijão preto, lentilha, grão de bico, couve, espinafre, beterraba e outros alimentos ricos em ferro e tudo regado a limão e queijo ficou proibido nas refeições.

Outras coisinhas me assustaram menos, mas também estavam presentes como o colesterol no limite (o 'bom colesterol' estava bem alto, então o total deve ser compensado), o sobrepeso e o estresse (que pode desencadear a depressão, por exemplo, e até comportamento suicida).

Enfim, para não esticar demais essa história, boa parte destes problemas eu consigo resolver com atividade física, já que em se tratando de alimentação saudável, eu até que vou bem nessa matéria... rs

E vamos tentar ser mais saudável então... rss

Nenhum comentário: